Congregação

logocolor_sscc_provincia_iberica_op3 (1)
CARISMA DA CONGREGAÇÃO DOS SAGRADOS CORAÇÕES

Seu nascimento se deve ao carisma de dois personagens excepcionais: José Maria Coudrin e Enriqueta Aymer de Ia Chevalerie.

Data de nascimento: Natal de 1800.

Data de aprovação por Roma: 17 de novembro de 1817.

Esta é a “carteira de identidade” da nossa Congregação.

Simples, mas esconde valores evangélicos importantes. Tão importantes que ajudaram e continuam ajudando muitos homens e mulheres de nosso mundo a viver o Evangelho e a seguir os passos de Jesus numa entrega à comunidade eclesial.

Toda Congregação tem um estilo próprio, um modo peculiar de tornar visível o Evangelho.

Este estilo foi forjado pelos fundadores a partir de um momento determinado, em circunstâncias especiais da história. E isto se percebe facilmente. Bem no início o fundador falava da “Obra de Deus”, que depois foi batizada com o nome de “Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria e da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento do Altar”.

O nome já diz muito. É o Evangelho centrado no Coração de Cristo e no de sua mãe Maria. Sempre unidos, o Filho e a Mãe, como desejaram que vivessem sempre seus filhos: os religiosos, as religiosas e os leigos consagrados.

Os fundadores sonharam para nós uma experiência da imitação de Jesus e de Maria através de um espírito de adoração e de reparação, transformando e acabando com o mal do mundo, numa vida ativa e dedicada ao trabalho em prol do Evangelho e da Igreja-Povo de Deus.

Toda a vida da Congregação está marcada pela sensibilidade deixada pelo nosso “Bom Pai” Coudrin. As comunidades se distinguem por um espírito familiar, simples e acolhedor, tendo como eixo a Eucaristia, calor e alimento da vida religiosa.

Os religiosos da Congregação fazem votos de Pobreza, Castidade e Obediência. Vivem em Comunidades Apostólicas, orientadas por um irmão que tem a função de animador. No mundo, a Congregação está dividida em Províncias. À frente de cada uma delas há um Superior Provincial. À frente de toda a Congregação está o Superior Geral, que reside em Roma.

A Congregação dos Sagrados Corações está presente em todos os continentes, tendo como elemento importante o espírito missionário, o qual é colocado em prática através da dedicação aos pobres e marginalizados, e uma especial presença nos países empobrecidos.

É difícil resumir em poucas linhas a riqueza da herança que foi deixada pelos fundadores.

Destacamos como elementos importantes de nosso CARISMA:

*     A devoção aos Sagrados Corações

*     A reparação do mal no mundo

*     A especial importância da Eucaristia e da Adoração

*     A fidelidade à Igreja e ao Papa

*     O sentido missionário e evangelizador

*     A vida de família e simplicidade de vida

*     Amor e entrega aos empobrecidos

O “Bom Pai” nos quis contemplativos e ativos. Não foi por acaso que escolheu a São Bento e sua Regras de vida como modelo da Congregação.